Ano Novo… Vida Nova?

“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

                                                 Carlos Drummond de Andrade

O final do ano é, muitas vezes, encarado como o terminar de um ciclo e, por isso é um momento propício para fazermos um balanço, uma reflexão sobre o ano que termina e sobre a necessidade de mudança. Com o início do novo ano, visto como um novo recomeço somos inundamos por um entusiasmo de fazer melhor, de ir mais além, uma enorme vontade de alcançar todos os objetivos que definimos, de nos conseguirmos superar. Mas, não raras vezes, algum tempo depois o que encarávamos como uma enorme oportunidade, um excelente momento para dar início à mudança revela-se insuficiente e acabamos por abandonar os objetivos previamente definidos.

Mas, haverá, de facto, uma grande mudança na nossa vida com a transição de ano ou será a vida mais do mesmo e a forma como a encaramos é que pode ser diferente, consoante a nossa disponibilidade e vontade para abraçar o processo de transformação. Com o início de um novo ano propormo-nos a atingir novos objetivos, encaramos este momento como um recomeço, definimos novos desafios para superarmos ao longo do ano.

Será que estamos mesmo disponíveis para a mudança que queremos ver na nossa vida ou ficamos envolvidos com as atividades e rotinas do dia a dia e, de tão envolvidos que estamos vamos deixando os dias passar, sem concretizar o que tanto desejamos que mude. A mudança exige alteração de rotinas e de hábito o que por si só se revela um enorme desafio e requer coragem, foco, determinação e persistência.

Mas, para o ano ser novo temos que nos renovar, que nos transformar e ter a disponibilidade e coragem para olhar para as diferentes áreas da nossa vida e com determinação definirmos aquilo que pretendemos fazer de diferente e pensar sobre a melhor forma para executar e assim alcançar a mudança que tanto gostaríamos de ver concretizada. Para o sucesso deste processo revela-se importante definir objetivos de forma realista, começar por objetivos simples, definir um plano de execução com ações especificas e informar a nossa rede de suporte social dos objetivos que pretendemos alcançar. Este apoio é importantíssimo, pois nos momentos em que vacilamos no processo de continuar a percorrer o caminho traçado em direção aos objetivos definidos, o suporte e o amparo dos que nos são mais queridos pode fazer a diferença entre nos mantermos na luta pelo que desejamos ou a desistência, por isso partilhe com os seus os seus planos para este novo ano que se inicia.

Comece o novo ano a apostar em si! Votos de um Ano muito Feliz!

Partilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn