Complexidade Psicossocial

O cancro assume particularidades específicas no quadro das doenças crónicas, não só devido à sua gravidade, mas também à sua complexidade psicossocial. 

O impacto do diagnóstico de uma doença oncológica constitui-se como uma experiência traumática em qualquer fase do ciclo de vida, comprometendo significativamente a qualidade de vida do doente oncológico e respetiva família. 

O diagnóstico deste problema de saúde e até um possível internamento acarreta repercussões a nível cognitivo, emocional e comportamental. São situações que provocam sofrimento emocional e físico. 

A psicoeducação deve ser realizada de forma a informar o utente e a família sobre a doença, o tratamento e o apoio na superação da doença. É ainda fundamental normalizar o que os indivíduos estão a sentir, é natural que se sintam mais ansiosos, zangados e tristes. 

Encorajar o doente a manter contacto regular com a rede de suporte social e solicitar à família que estejam um pouco mais disponíveis para contactar com maior regularidade o doente.

Partilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn