Que o conceito de família se tem vindo a alterar através dos tempos todos já sabemos e a par disso que outras alterações ocorrem?
Na família dita tradicional era difícil ou quase impossível lidar com relações em crise uma vez que os matrimónios sendo eles felizes ou infelizes permaneciam por diversas razões independentemente da qualidade da relação conjugal. Portanto, era muito pouco provável ocorrerem divórcios ou separações, ou até mesmo, após o divorcio, encontrarem novos parceiros.
Atualmente a busca pelo bem-estar pessoal põe em discussão o pacto estabelecido pelo casal levando-o há rutura conjugal quando algo não está bem. Verificamos por isso um aumento na percentagem de divórcios e uma redução da percentagem de matrimónios na Europa.
Assim sendo, não só ocorreu alterações no conceito de família como também o conceito de casamento não foi exceção e sofreu igualmente alterações havendo assim a dissolução da conjugalidade e a oportunidade de recasar.
O voltar a casar representa uma oportunidade não somente para o casal conjugal de resgatar a vida amorosa em novas bases como também para os filhos de restabelecer novos vínculos familiares socio afetivos encontrando neles suportes emocionais significativos.