Os principais objetivos para uma parentalidade e educação positiva centram-se em identificar os fatores que influenciam os problemas de comportamento, o desenvolvimento infantil e comportamental e os fatores que promovem os comportamentos positivos.
De forma a lidar com birras, ser capaz de aplicar castigos e controlar a recusa de certos alimentos deverá estabelecer regras.
No desenvolvimento infantil e comportamental destacam-se três níveis: o pré-convencional (baseado na punição e recompensas) 3-7 anos, o nível convencional (baseado na conformidade social. Preocupação em ir ao encontro das expetativas dos outros) 8-14 anos e o pós- convencional (baseado nos princípios morais), depois dos 15 anos.
Algumas das causas que influenciam o aparecimento dos problemas concentram-se nos estilos parentais/educativos, na aprendizagem/modelagem, na interação coerciva entre os pais e a criança e na combinação de outros fatores.
Quando surgem problemas, a criança conta com os pais para o resolverem sem receio de serem criticadas. Positivos: há troca de afeto entre os pais e a criança deixando-a perceber que é amada, mesmo quando os pais impõem limites. Negativos: há uma satisfação imediata de todas as vontades da criança.
Transformar a “atenção negativa” em “atenção positiva“
Há algo na forma como respondemos ao “mau comportamento da criança” que as faz repetir esse mau comportamento, e muitas vezes a única coisa que as crianças querem é “Atenção”!
Valorizar as competências da criança. Fazer bem não significa ser excelente. Se numa área a criança não se sair bem, certamente terá outras áreas em que poderá sair-se bem.
Encontros para a brincadeira:
Os pais devem aproveitar para elogiar a criança, evitando colocar questões acerca do seu desempenho escolar e comportamental, fazer críticas ou impor regras.
Elogiar:
As crianças que são elogiadas interiorizam o reforço positivo e desenvolvem uma autoestima positiva, sentem-se competentes, confiantes e parecem precisar menos de elogios.
Tipos de elogios:
Elogios pouco específicos:
- Que bom!
- Linda Menina!
- Isso mesmo!
- Já é alguma coisa…
- Muito bem!
- Que bem feito!
- Fantástico!
Elogios específicos:
- Estás ai tão bem sentado enquanto eu faço isto.
- Que linda casa, a que tu construíste!
- Estou tão contente que tenhas dito “Obrigada”!
- Adoro quando pintas bem.
- Lindo menino por teres apanhado os blocos!
- Fico muito contente quando vens para a mesa logo quando te chamo.
Moldar os comportamentos com as suas recompensas
Reforço Positivo:
Consiste na apresentação de uma consequência positiva após um comportamento adequado que fortalece o mesmo e aumenta o número de vezes que este poderá aparecer.
Pode ser dado sob a forma de elogios e sob a forma de afeto físico, mas também poderá incluir recompensas.
A regra do “PRIMEIRO/DEPOIS” ou “SE… ENTÃO…”
A diferença entre subornar e recompensar
A principal diferença é que o suborno é dado antes do comportamento acontecer. Uma recompensa, por outro lado, é dada por um comportamento positivo depois do comportamento adequado ter ocorrido.
Utilização correta do reforço:
-Reforçar somente os comportamentos positivos e nunca os negativos (se a criança fez birra não poderá obter o que deseja);
-Deverá ser fornecido imediatamente após o comportamento adequado;
-Nunca deverá ser combinado com críticas ou com sarcasmo;
-Devem ser importantes para a criança e variar ao longo do tempo;
-Durante a atribuição do reforço, os pais devem centrar-se no comportamento que querem ver repetido;
-Os reforços não devem ser guardados só para os comportamentos excelentes;
-Os elogios devem ser feitos de forma sincera.
Que recompensas podem ser utilizadas?
- 30 Minutos a mais para ver televisão;
- Tempo extra para brincar ou ler com os pais;
- Ir ao parque;
- Comer um gelado;
- Ler banda desenhada;
- Alugar um filme;
- Ter um amigo a dormir em casa;
- Decidir o que comer à sobremesa;
- Sentar-se na cadeira do pai ao jantar;
Outro tipo de recompensas:
- Tabelas e autocolantes;
- Por vezes podemos utilizar autocolantes e tabelas para motivar as crianças a modificar o seu comportamento;
- Saco surpresa e/ou pontos;
Num programa de pontos, a criança ganha pontos por comportamentos positivos. Depois, esta pode trocar estes pontos por reforços particulares, combinados previamente entre ela e os pais.
Caixa dos elogios:
Os pais prestam atenção áquilo que a criança faz melhor e escrevem em pedaços de papel que serão depositados na caixa;
No final da semana a caixa deve ser aberta em conjunto com a criança e as notas devem ser lidas para toda a família.
Pontos mais importantes num programa de recompensas concretas:
-Identifique apenas um comportamento positivo que deseja aumentar primeiro;
-Sente-se e explique o programa ao seu filho;
-Escolha o sistema de recompensas (estrelas e autocolantes são uma boa fonte de motivação para crianças em idade pré-escolar; as crianças de idade escolar gostam de ganhar pontos);
-As crianças pequenas devem ganhar qualquer coisa todos os dias, e as crianças em idade escolar devem ganhar qualquer coisa passados poucos dias;
-Certifique-se que consegue manter as suas regras;
-Combine sempre as recompensas concretas com recompensas sociais.
As tabelas e os pontos são apenas uma medida temporária. Uma vez que tenha ensinado ao seu filho um novo comportamento, poderá mantê-lo com reforços sociais como o elogio.
Lembre-se: se gosta de algo, reforce-o!
Princípios de uma parentalidade eficaz:
Características de um “bom patrão” e de um “mau patrão”
Princípios básicos:
- Específicos claros;
- Consistente;
- Resposta positiva imediata;
- Consequências significativas;
- Resposta significativa frequente;
- Equilíbrio entre o positivo e o negativo;