A ansiedade é uma emoção normal, adaptativa e útil que todos sentimos no nosso dia a dia em resposta a estímulos externos ou internos. No entanto, por vezes a intensidade desta emoção torna-se patológica trazendo consigo uma sensação de preocupação constante, antecipação ansiosa, irritabilidade, dificuldades em manter a atenção e concentração, sensações físicas de mal estar e disrupção dos ritmos de sono e alimentares.
Estes sintomas podem então constituir uma Perturbação de Ansiedade Generalizada (PAG) que leva a importante sofrimento e incapacidade. Assim como em outras perturbações psiquiátricas, é comum haver co-morbilidade com outros diagnósticos, principalmente com Depressão quando surge maior tristeza, perda de interesse nas atividades, perda intensa de autoestima. E do mesmo modo que na Depressão, a PAG pode surgir sem existir um evento que se perceba claramente como causador.
Face a sintomas ansiosos recorrentes deve ser procurada a avaliação por um psiquiatra para que possa haver um correto encaminhamento para o tratamento adequado. Este pode consistir em psicofármacos (nomeadamente antidepressivos com ação na serotonina) e/ou psicoterapia dirigida ao episódio atual mas também a fatores internos e/ou externos que possam contribuir para o surgimento e manutenção deste quadro.