Estudos mostram que as mulheres portadoras de endometriose desenvolvem um quadro de depressão. Receber um diagnóstico de endometriose é, muitas vezes, lidar com sentimentos de insegurança, ansiedade, tristeza, culpa e angústia (Vila et al., 2010).
O pensamento negativo principalmente relacionado à possível infertilidade é um fator que agrava ainda mais o seu estado emocional.
Considerando que o ponto máximo da feminilidade é a maternidade, a portadora desta doença pode achar-se “menos mulher” pela perceção negativa que passa a ter de si mesma. A ansiedade pelo medo de não conseguir engravidar, a pressão e o desejo de ser mãe ou a dificuldade em ter relações sexuais sem dor torna-se num peso muito grande.
A doença pode ser agravada pelos seus efeitos psicológicos prejudicando o seu tratamento. Fazer sentir a mulher mais segura de si mesma trabalhando a sua autoestima e o seu bem-estar mental e psicológico em conjunto com o tratamento médico, ajuda a alcançar resultados positivos no tratamento da endometriose pois a mulher sente-se mais confiante para realizar o tratamento e enfrentar as dificuldades.