Desenvolvimento

Na Clínica MarcaDaMente, o desenvolvimento psico-motor regular e saudável das nossas crianças e jovens, inseridas no seu contexto familiar e social, são uma prioridade. Prioridade essa com vista a promover o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos, especificamente da sua saúde mental e das suas famílias. A Unidade de Intervenção Especializada em Perturbações do Desenvolvimento (UIEPD) surge com essas convicções, com um serviço multidisciplinar, focado na promoção de um desenvolvimento evolutivo e saudável, individualizado, de forma a proporcionar um aumento do bem-estar e uma adequada adaptação do indivíduo aos ambientes que o rodeiam, com repercussão na sua vida atual e futura. Especificamente na sua área de intervenção, pretende-se “Promover o bem-estar global das crianças, jovens e suas famílias”. 

A UIEPD, enquanto unidade funcional da MarcaDaMente, tem por missão contribuir para o sucesso escolar das/os crianças/jovens, prestando um conjunto de serviços personalizados integrados ao nível da Pedopsiquiatria, Pediatria, Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição e Terapia Ocupacional.

 

Áreas de intervenção da Unidade:

  • Défice cognitivo ligeiro, moderado, grave e de gravidade não especificada;
  • Perturbações da aprendizagem: perturbação da leitura, do cálculo, da escrita e sem outra especificação.
  • Perturbação das aptidões motoras: perturbação do desenvolvimento da coordenação.
  • Perturbações da comunicação: perturbação da linguagem expressiva, perturbação mista da linguagem recetiva-expressiva, perturbação fonológica, gaguez e perturbação da comunicação sem outra especificação.
  • Perturbações globais do desenvolvimento: perturbação de Rett, perturbação desintegrativa da segunda infância, perturbação de asperger e perturbação global do desenvolvimento sem outra especificação.
  • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice de atenção: perturbação da hiperatividade com défice de atenção (tipo misto, tipo predominantemente desatento, tipo predominantemente hiperativo-impulsivo), perturbação de hiperatividade com défice de atenção sem outra especificação, perturbação do comportamento (início na segunda infância, início na adolescência, início não especificado), perturbação de oposição, perturbação disruptiva do comportamento sem outra especificação.
  • Perturbações da alimentação e do comportamento alimentar da primeira infância ou do início da segunda infância: pica, mericismo, perturbação da alimentação da primeira infância ou início da segunda infância.
  • Perturbações de tiques: perturbação de Gilles de La Tourette, perturbação de tiques motor ou vocal crónico, perturbação de tique transitório e perturbação de tique sem outra especificação.
  • Perturbações da eliminação: encoprese (com obstipação e incontinência/sem obstipação nem incontinência) e enurese (não secundária a estado físico geral).
  • Outras perturbações da primeira infância e da segunda infância ou da adolescência: perturbação de ansiedade de separação, mutismo seletivo, perturbação reativa de vinculação da primeira infância e início da segunda infância, perturbação de movimentos estereotipados e outras perturbações da primeira e segunda infância e da adolescência sem outra especificação.