Psicoterapia e Apoio Psicológico
A psicoterapia consiste numa relação profissional entre o terapeuta e o paciente com base nas técnicas da Psicologia. Difere da consulta psicológica pois reveste-se de maior profundidade, havendo um compromisso estabelecido entre ambos na regularidade do acompanhamento. Os dois, em conjunto, identificam problemas, definem objetivos e podem alterar os planos de intervenção havendo, assim, maior colaboração entre ambos. Ao longo da psicoterapia vão ser abordados os pensamentos, sentimentos e comportamentos da pessoa, mantendo-se o acompanhamento até ao momento em que o paciente alcance um equilíbrio emocional saudável e consiga responder aos desafios da vida de forma ajustada.
A psicoterapia representa uma ferramenta determinante em alguns momentos da vida dos pacientes, permitindo aos mesmos a possibilidade de mudança interna, podendo-se revelar determinantes num trabalho de articulação com a psiquiatria, associando a terapêutica medicamentosa.
O apoio psicológico necessita de uma abordagem inspirada nos princípios da psicoterapia, dependendo das condições em que ocorre, da frequência e da regularidade do tratamento.