Terapia da Fala
A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela intervenção em perturbações relacionadas com alterações ao nível das funções auditivas, visuais, cognitivas (incluindo a aprendizagem), oro-musculares, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal. A intervenção do Terapeuta da Fala desenvolve-se, frequentemente, em parceria com outros profissionais como o Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Otorrinolaringologista, entre outros.
Dimensões que podem ser alvo de intervenção em Terapia da Fala:
- Dificuldades de linguagem em crianças e adultos (Afasias, TCE, entre outras)
- Dificuldades de articulação verbal oral (Disartrias, Dislalias) decorrentes de alterações neurológicas (AVC, traumatismos)
- Alterações da fluência verbal (Gaguez, Taquifémia)
- Problemas vocais (Alterações na voz);
- Problemas de leitura e escrita (Dislexia, Disortografia)
- Atraso/desvio na aquisição e desenvolvimento da linguagem (Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, Deficiência mental, entre outras)
- Alterações na deglutição